*Atendimento a Domicílio
FISIOTERAPIA SIQUEIRA
Dr. Rodrigo Siqueira
CREFITO/3: 66173-F
Kinesio Taping
História do kinesio Taping
Esta método teve seu início por volta de 1973 pelas mãos de um quiroprata japonês de nome Kenzo Kase. Para o Dr. Kase era uma premissa básica que os músculos e outros tecidos moles, tais como as fáscia, ligamentos e tendões poderiam ser ajudados através de um apoio ou suporte externo, e para isso era somente necessária uma fita ou banda elástica que fosse capaz de auxiliar a função normal dos tecidos. E desta forma, foi iniciada uma pesquisa pelo Dr. Kenso Kase para obter um material inovador, elástico e adesivo, cujo, o resultado final deu as bandas de Kinesio de hoje. No início foi utilizado em população não atlética e só nos anos 90 foi utilizado pela primeira vez no Japão em jogadores de Voleibol.
As Bandas são hipoalérgicas, sensível ao calor e não contem quaisquer substâncias químicas ou medicinais, podendo estender em até 140% do seu comprimento longitudinal e com uma espessura e peso similares a de uma pele.
Efeitos Fisiológicos das Bandas Kinesio
Dentre os principais efeitos fisiológicos das bandas, poderemos salientar quatro que estão de igual forma associados às funções das mesmas: EFEITO ANALGÉSICO, DE SUPORTE MUSCULAR, DE DRENAGEM E DE CORREÇÃO ARTICULAR.
- Efeito Analgésico:
Atuando em um plano cutâneo ou sub-cutâneo favorece a estimulação dos receptores lá existentes como os mecânicos, térmicos, químicos e álgicos. O simples contato das bandas sobre a pele, associado ao movimento de deslize (estiramento) da mesma e distribuição de forças na banda, permite o alívio da dor e a sensação de desconforto na pele e tecidos subjacentes, modelando os impulsos nervosos aferentes e regulando os mecanismos dolorosos através de uma ativação do sistema de inibição existente dentro de uma teoria neuromuscular de “portas”.
- Efeito de Suporte Muscular:
Este efeito nada mais é do que um suporte, ou uma ajuda em um músculo ou grupo muscular durante um movimento ou uma atividade motora. Sendo que muitas aplicações de Kinesio Taping são efetuadas contornando todo o ventre muscular do músculo que pretende ESTIMULAR ou ATIVAR. Deste modo, é possível melhorar a contração muscular de um músculo enfraquecido ou inibido, reduzir a fadiga muscular, diminuir as retrações extremas e excessivas dos músculos e diminuir igualmente a possibilidade de incidência de cãibras e lesões musculares.
- Efeito de Drenagem:
A drenagem está diretamente relacionada com a interferência sobre a função linfática. A banda, ao ser aplicada sobre a pele e respeitando determinados princípios, permite que o seu enrolamento sobre a pele, o que vai facilitar o aumento de espaço disponível entre a fáscia superficial, tecido subcutâneo e músculos, melhorando assim a circulação sanguínea e linfática. Este efeito de drenagem reduz o sobreaquecimento dos tecidos e a presença de substâncias químicas nos tecidos, o que permite por sua vez diminuir os estados inflamatórios.
- Efeito De Correção Articular:
A função de correção articular surge em boa medida como e efeito mecânico, bem conhecido das das ligaduras funcionais. Quer com isto dizer-se que também através das bandas Kinesio é possível ajustar/corrigir dasalinhamentos articulares, reposicionar estruturas em encurtamento, normalizar o eixo de movimento de uma articulação e aliviar as tensões mecânicas aí exercidas, tendo sempre como último objetivo melhorar a amplitude e qualidade de movimento.
A Kinesio Taping
Esta técnica usada em tratamento e prevenção de lesões músculo esquelética em geral em atletas profissionais, atletas olímpicos e pessoas ativas em todo o mundo, como base de suporte para que se recuperem mais rapidamente sem parar de treinar ou trabalhar. Mas é importante ressaltar que a KINESIO TAPING, hoje tem se mostrado muito eficaz e indicado no tratamento das principais patologias que acometem pacientes nas clinicas de fisioterapia espalhada pelo mundo como:
- Disfunção da ATM
- Dores de Cabeça (Tensão);
- Whiplash – Sindrome do Chicote;
- Torcicolo;
- Impacto de Ombro – Subluxação / Lesão do Manguito Rotador;
- Tendinite Biciptal;
- Epicondilite medial ou lateral;
- Dedo em Gatilho;
- Sindrome do Desfiladeiro Torácico;
- Pé Caido;
- Hérnia de Disco;
- Ciatalgia;
- Lombalgia;
- Sacroileítes;
- Síndrome do Piriforme;
- Dedo em Garra e Hálux Valgo;
- Entorse de Tornozelo;
- Lesões Meniscais;
- Osteoartrite do Joelho;
- Fascite Plantar;
- Edema Pós – Operatório ou Traumático;
- Sindrome dos Ísquio-tibiais;
- E muitas outras.
Indicações e Contra-Indicações
As Bandas de Kinesio Taping apresentam uma vasta área de aplicações em praticamente todos os grupos músculos-esquelético sendo as lesões musculares, lesões cápsulo-ligamentares e tendinosas, passando pelos problemas posturais. São ainda bastante eficazes e problemas circulatórios dos membros inferiores e problemas linfáticos, como os eventuais existentes nas pós-mastectomizadas. O método de Kinesio Taping é igualmente muito eficaz em hematomas e derrames, que com freqüência surgem nos atletas durante determinadas práticas desportivas, sendo também uma boa ferramenta para os atletas de modalidades e atividades em meio aquático, tais como natação, pólo aquático, hidroginástica, permitindo ser utilizadas sem risco de perder as suas propriedades.
No que respeita a contra-indicações, não existem propriamente contra-indicações absolutas. Contudo é preciso ter especial atenção com os indivíduos que apresentem problemas dérmicos como psoríase, alergias ou com tendência para a irritação da pele com outro tipo de ligaduras. Por outro lado deve-se a todo o custo evitar exposições diretas das bandas à luz solar ou a altas temperaturas uma vez que a massa adesiva é termo-reativa. As bandas de Kinesio Taping tem-se mostrado muito mais tolerável que os outros métodos de imobilização existentes, podendo permanecer aplicadas de 3 a 5 dias por dias consecutivos.
Importante ressaltar que o uso das Bandas Neuromusculares sem a técnica apurada de colocação e aplicação podem acarretar em agravamento das patologias, por isso seja prudente e procure já um profissional especializado na aplicação das Bandagens Neuromusculares (KINESIO TAPE/ KINESIO TAPING)
Fonte: http://www.gtmmi.pt/pdf/gtmmi_kinesio.pdf;
http://andersonkirihara.blogspot.com.br/2012/04/tratamento-das-patologias-pelo-metodo.html;
http://danieldattilio.blogspot.com.br/2010/12/kinesio-tapping-no-esporte.html