*Atendimento a Domicílio
FISIOTERAPIA SIQUEIRA
Dr. Rodrigo Siqueira
CREFITO/3: 66173-F

Palmilhas Ortopédicas, Tratamento De Lesões Ou Seu Uso é Permanente?


Quando usada em conjunto com outros tratamentos, pensando no fortalecimento e independência do corredor, ela pode ser uma boa ajuda no cuidado com o corpo.
As palmilhas ortopédicas são aquelas que, sob medida ou pré-fabricadas, têm o objetivo de auxiliar no tratamento de uma lesão. Eu diria que 90% dos corredores que eu já atendi e usaram uma palminha não viram resultado na melhora de seu problema. Já em alguns casos, a palmilha foi de grande ajuda. Essa distinção acontece porque, infelizmente, na maioria dos casos, a palmilha não foi bem indicada e nem usada da forma que gera seus melhores resultados.
São dois os principais problemas na corrida: usar a palmilhar como tratamento único e interpretá-la como uma “muleta” de uso permanente.
Sobre a palmilha ser o único tratamento, a maior parte das histórias que ouço é a seguinte: “tenho uma dor no pé porque corro e o profissional da saúde me prescreveu uma palmilha”. Só, nada de fortalecimento, nada de adequar o volume de treinamento e nada de olhar para a biomecânica da corrida.
A palmilha é vendida como um objeto quase mágico, que sem nenhum esforço irá solucionar todos os problemas. Pode ser que essa abordagem funcione em alguns poucos casos, mas para a maioria é preciso tratar todos os fatores ligados à corrida para que a lesão melhore, e a palmilha é só uma peça do quebra-cabeça.
Quando precisamos de muleta, na maior parte das vezes seu uso é temporário. Ela está ali para ajudar enquanto nos fortalecemos e recuperamos. Então por que uma palmilha não é vista da mesma forma? Porque você precisaria para sempre de uma “muleta” no pé? A palmilha pode ser usada em determinado momento do tratamento para atingir um objetivo e depois ser retirada, dando independência ao paciente. Alguns casos vão precisar mesmo do uso permanente da palmilha, mas isso deve ser pensado e bem indicado.