*Atendimento a Domicílio
FISIOTERAPIA SIQUEIRA
Dr. Rodrigo Siqueira
CREFITO/3: 66173-F
Quais os músculos mais usados na hora de correr

Os membros inferiores principais são glúteo, quadríceps, posterior de coxa
e panturrilha. Nos superiores, bíceps e deltoides também são importantes.
Correr requer um bom funcionamento da engrenagem do corpo. E para fazer essa máquina andar nós temos 650 músculos à disposição. No entanto, qual deles seria o mais usado durante o treino?
Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), Glúteos mínimo e dédio (estabilizan o qradril e joelhos, multífidos (envolve as vértebras lombares) e abdominais (estabilizadores de coluna lombar), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais .
Segundo o ortopedista, membros superiores, como bíceps e deltoides (forma o contorno dos ombros) também são utilizados.
Muitos atletas não valorizam o movimento dos braços, mas eles são tão importantes quanto os das pernas.
Braços e pernas em perfeita sincronia: os músculos em ação durante a corrida
Para fortalecer os músculos inferiores, o ideal é o corredor dar ênfase aos flexores plantares, glúteos e panturrilha. Para isso, use equipamentos como o leg press e a cadeira extensora.
Muitos pacientes que chegam com dor no joelho, por exemplo, pode ser a fraqueza de algum grupo muscular, como glúteo ou panturrilha, e ocasiona essa dor. O trabalho de musculação é muito importante em parelelo ao treino de corrida. A chance do atleta se lesionar é muito maior quando existe um déficit de força muscular ou flexibilidade - afirmou o ortopedista.